

Tratamentos para o Corpo

Tratamentos estéticos para o corpo
Até há pouco tempo atrás, a busca do corpo perfeito era muito limitada a dietas da moda, cremes com promessas duvidosas e aparelhos com eficácia limitada. Tempo e dinheiro eram gastos pelas pessoas e o retorno dos resultados muitas vezes era aquém do esperado.
Entretanto, a indústria da beleza nunca se deu por vencida. Investe milhões de dólares em tecnologia para proporcionar às pessoas esses resultados tão desejados, que não visam apenas a busca de um corpo bonito ou perfeito, mas também uma melhora da auto-estima e da qualidade de vida.
Todo tratamento corporal começa num programa de orientação alimentar e vai até a utilização de aparelhos de ponta, que visem o estímulo do colágeno e a destruição da gordura localizada.
Como se inicia um programa de tratamento?
Tudo começa com uma avaliação, onde é analisada a espectativa do indivíduo e suas necessidades. Após um exame físico, é estabelecido o grau de celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, só então orienta-se o programa de tratamento, os profissionais e as técnicas a serem utilizadas.
Os profissionais que podem estar envolvidos são:
-
A nutricionista, que avaliará o peso corpóreo, através da bioimpedância, medirá a estatura e orientará a mudança nos hábitos alimentares.
-
A fisioterapeuta corporal, que utilizará os aparelhos estéticos indicados para cada caso.
-
A esteticista, que fará toda a parte manual do tratamento com drenagem linfática, produtos esfoliantes e massagem corporal.
-
O médico, que supervisionará o programa dando os limites técnicos e éticos dos tratamentos.
Celulite, gordura localizada e flacidez
Os tratamentos Corporais Estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais por meio de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os transtornos que comprometem a silhueta.
Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, visto que não há duas pessoas iguais, se faz necessária a avaliação prévia, para que se possa ter base de qual programa de tratamento da Estética Corporal será utilizado.
Os tratamento têm a função de controlar o grau e a intensidade da celulite e gordura localizada. Os procedimentos realizados são:
Endermologia:
Provoca hiperemia (aumento da circulação e absorção) local, melhora a elasticidade, faz uma pressão negativa no tecido adiposo promovendo uma drenagem linfática e um tônus na tela cutânea.
Ultrassom:
Melhora a circulação local por aquecimento ou pelo atrito de ondas ultrassonoras. Equipamento que promove uma desfibrilização da gordura, facilitando o extravasamento do interior celular para o meio intersticial, ou seja, diminuindo o tamanho das células adipocitárias. Faz a fonoforese (introdução de princípios ativos pela utilização das ondas sonoras), auxiliando no processo de cicatrização, muito utilizado nos pré e pós-cirúrgucos, celulites e gorduras localizadas.
Corrente Russa:
Utilizado para estimulação isotônica e isométrica, trabalhando fibras musculares, tonificando-as intensificando a sustentabilidade da malha cutânea depositadas sobre os músculos. Usado para, entre outras coisas, flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos, etc.
Termoterapia:
Mantas térmicas, utilizadas na redução de medidas, facilitando a penetração de princípios ativos pela vasodilatação e pela permeabilidade cutânea. Também muito utilizado nos tratamentos de Thalassoterapia, Hidratação Corporal, nos protocolos de SPAs.
Eletrolipoforese:
Aparelho dotado de várias características que possibilita seu uso em vários procedimentos de ordem estética, principalmente celulites, gordura localizada, aumento da nutrição e irrigação tecidual, consequentemente, aumento do metabolismo local, melhorando a fisiologia da região a ser tratada, melhora as respostas de todas as manobras e uso de cremes de massagens.
Ionização de Superfície:
Equipamento que consegue fazer uma desintoxicação no tecido corporal por meio de suas trocas iônicas em suas células. Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, vasodilatadoras e vasomotoras.
Drenagem Linfática:
Com finalidade de melhorar o fluxo linfático líquido circulante no organismo, que traz de volta, junto à circulação, retorno pobre em oxigênio e nutrientes. Para isso a drenagem segue um padrão de movimentos suaves e contínuos, ajudando o retorno dessa linfa, cujas toxinas serão eliminadas pelas glândulas e órgãos excretores, voltando ao ponto de partida para se juntar a grande circulação e receber oxigênio e nutrientes. Por ela não ser bombeada pelo coração, o que determina sempre a sua movimentação, é a musculatura. Portanto, a drenagem auxilia no metabolismo e fisiologia de todo o organismo, especialmente nos pré e pós-cirúrgicos.
Massoterapia:
Muito parecida com a drenagem, mas o diferencial fica por conta de que aqui é permitido o uso de cremes ou óleos de massagem mesmo feita de movimentos iguais, mas deslizante, ao passo que na drenagem convencional não se desliza apenas bombeia-se a linfa. Usada em todos os casos de tratamentos corporais estéticos.
Massagens modeladoras:
Há uma gama de massagens modeladoras, seu intuito é sempre ser profundo de movimentos mais vigorosos movimentando a massa corpórea. Para isso existem várias técnicas nas quais são empregadas conforme a necessidade de cada caso ou protocolo a ser seguido.
Massagens localizadas:
Forma mais tradicional de massagem, levando-se em conta a área a ser trabalhada e sua necessidade de força somada ao movimento, normalmente envolve a musculatura e a massa corpórea, também no efeito analgésico e relaxante.
Tratamento corporal ortomolecular:
Tipo de tratamento que é mais específico ainda por se tratar das necessidades individuais de cada um, onde mediante um questionário, chega-se ao diagnóstico específico, só aí então será preparado um tratamento exclusivo de desintoxicação, redução de medidas, etc.
Gomage Corporal:
Pode ser por meio de cremes ou cristais de sais. A técnica de exfoliação no corpo e face é necessária antes de qualquer procedimento estético para preparação da pele, retirando células mortas, ativando a circulação, para se tornar mais receptivas ao uso de cosméticos. Excelente, sem dúvida, deixa a pele macia, brilhante e renovada em qualquer época ou ocasião.
Tratamento com Gesso:
Essa técnica é usada para potencializar todos os procedimentos que necessitam de oclusão para uma melhor absorção dos ativos. Normalmente usado para tonificação de bustos e glúteos.
Vinhoterapia:
O vinho tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres. Excelente nos procedimentos corporais e faciais, como máscaras, peelings, exfoliantes, termoterapia, etc.
Crioterapia:
Método eficaz no combate à flacidez. Tonifica a pele e anexos, normalmente em forma de géis, ou com argila.
Banho de lua dourado:
Ainda há técnicas que clareiam ou douram os pelos do corpo, uma técnica segura, que deixa a pele macia e pelos dourados com hidratação corporal. Para mãos e braços com manchas, pintas e envelhecidos, peles escamosas e ressecadas.
Talassoterapia:
É uma hidratação com algas vermelhas, géis, cremes associados com as massagens e termoterapias. Ideal após inverno e verão. Corporal, com cera quente e materiais descartáveis.
Bronzeamento Artificial:
A Estética Corporal ainda engloba o bronzeamento artificial, que pode ser com máquina com lâmpadas de Ultravioleta ou obtido por meio de jato spray de bronzeamento, como se “tingisse” a pele, com duração aproximada de oito dias.
Banho de Parafina:
Com cera de parafina aquecida, onde se mergulha as mãos, formando uma luva de parafina que deixa as mãos super macias e hidratadas. Nos pés usa-se a esfoliação e a hidratação com termoterapia, aromaterapia. Normalmente, podem ser feitos juntamente com outros procedimentos como, limpeza facial, reflexologia, etc.
Resumindo, são várias técnicas a serviço da beleza, não só reduzindo medidas, mas hidratando a pele e o corpo em geral, trazendo bem-estar e relaxando o corpo e mente.
Obs: Verificar disponibilidade de procedimentos